TRIBAL BRASIL

O Tribal Brasil ou Fusion Brasil é uma vertente do Tribal Fusion que incorpora elementos de danças populares, regionais e afro-brasileiras.

Foi desenvolvido e sistematizado por Kilma Farias e a Cia Lunay (João Pessoa - PB) a partir de 2005. Assim como no ATS® (American Tribal Style), criado por Carolena Nericcio, o Tribal Brasil também foi estruturado com movimentos, combos e senhas correspondentes, para que possa ser dançado em grupo na forma de improviso coordenado. Também pode ser dançado em solos e coreografado.

No Tribal Brasil existe muita liberdade para criações e conexões culturais, sendo bem-vinda a elaboração de novos movimentos, ao contrário do ATS®.

Para dar origem a novos passos é necessário o estudo das danças brasileiras e seus contextos, a sua desconstrução e posterior hibridação com os movimentos do Tribal Fusion. Neste processo nos dispomos a explorar a diversidade da nossa própria cultura, (re)descobrir as nossas raízes culturais, e ampliar nossos horizontes na dança. Esse olhar pra ancestralidade nos proporciona, ainda, uma oportunidade de transformação pessoal e da nossa visão de mundo.

​Na região Sul, Karine Neves é pioneira, desenvolvendo o Tribal Brasil desde 2014. Em 2016 concluiu o primeiro curso de formação em Tribal Brasil com a mestra Kilma Farias, e em 2021 faz parte da turma de Especialização.

CONEXÕES-191206-013_edited.jpg